Descubra como funciona o processo de fabricação de engrenagens

Descubra como funciona o processo de fabricação de engrenagens

As engrenagens são componentes essenciais para o correto funcionamento de vários equipamentos mecânicos e eletromecânicos. A sua estrutura é formada por vários dentes que se encaixam nos espaços não dentados de outras engrenagens, transmitindo assim, uma força e movimento. E o local em que as engrenagens são montadas nos equipamentos é chamado de redutor de engrenagem.

As engrenagens possuem diversas variações, em relação ao tipo, módulo, número de dentes, diâmetros, distância entre dentes, entre outras características. Sendo assim, é comum que em alguns momentos seja necessário solicitar a sua fabricação por encomenda, como pode ser feito na Engrenapeças.

 

A fabricação de engrenagens

O processo de fabricação das engrenagens tem início com a produção do ferramental/modelo que será utilizado na fundição. Esse ferramental segue as necessidades estabelecidas no projeto técnico da engrenagem e serve de molde para a fabricação delas.

A grande maioria das engrenagens são feitas em aço ligado mas a escolha do material é uma particularidade de cada equipamento e aplicação. Assim como os tratamentos térmicos  aplicados e os ensaios de inspeções que elas serão submetidas que devem ser critérios estabelecidos no momento do projeto, antes mesmo do orçamento para a fundição.

A engrenagem começa a ter sua forma em particular nas etapas de usinagem. É comum que essas peças passem pelos processos de usinagem de torneamento e geração de dentes, e algumas vezes inclui a retificação de dentes, dependendo da simbologia de usinagem descrita no desenho técnico.

O processo de fabricação das engrenagens requer muita atenção e precisão.

Tipos e formatos das engrenagens

Conheça agora os principais tipos de engrenagens:

 

Engrenagens cônicas: As engrenagens cônicas são utilizadas ​​para alterar a direção da rotação e a direção da força em baixas velocidades.

Como seus dentes são cônicos, a sua fabricação requer máquinas especiais.

 

Engrenagens hipóides: As engrenagens hipóides possuem dentes em formato espiral, sendo muito utilizada nos casos em que se faz necessário imprimir grandes movimentos e cargas.

 

 

Engrenagens helicoidais: As engrenagens helicoidais possuem dentes em forma de hélice que são posicionados transversalmente ao eixo motor, possuindo como sua principal característica a capacidade de suportar grandes cargas em rotações elevadas e de forma silenciosa.

 

 

Engrenagens sem fim: Uma engrenagem de parafuso sem fim é utilizada quando é preciso reduzir a velocidade de transmissão para uma segunda engrenagem. Engrenagens sem fim são giradas por um eixo, contudo elas não podem girar o eixo a qual estão acopladas, transmitindo maior segurança.

 

 

Engrenagens retas: As engrenagens retas são as mais comuns e utilizadas do mercado, devido a facilidade e baixo custo do seu processo produtivo.

Este tipo de engrenagem é mais utilizado em situações que requerem baixa rotação em virtude do ruído produzido.

 

 

Engrenagens diferenciais: As engrenagens diferenciais são muito utilizadas nos automóveis, fazendo a ligação entre dois eixos e ajustando os seus ângulos de rotação.

 

 

 

Engrenagens planetárias: As engrenagens planetárias são utilizadas para a redução de velocidade em máquinas, através de sua transformação em força. Devido a esta característica este tipo de engrenagem é comumente encontrada em automóveis, trens e helicópteros.

Precisando produzir engrenagens sob encomenda? Conheça a Engrenapeças! Estamos há 21 anos trabalhamos confeccionando peças sob encomenda, conforme a sua necessidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *